SEMINAR PERCEPTION AND LANGUAGE/ SEMINÁRIO PERCEPÇÃO E LINGUAGEM
SESSION 1 - November 29, 2010
Maria Filomena Molder

The Seminar has as its main reference text "Zur Farbenlehre/ Theory of Colors" (1810) by J W von Goethe. In the seminar's first session we have taken an approach to the text by reading its Preface and other supplementary texts (see 'Research/ Literature/ Introductory'). In the following sessions an acknowledged academic/ scholar in the seminar's field expertise will be invated in order to provide a deeper view on Goethe's idea of a morphological project, one that intends to built a comprehension model approaching art and science.
Following sessions: January 2011, 11 -- February 9, 2011 -- March 2, 2011 -- April 13, 2011 -- May 11, 2011 -- Junho 15, 2011

When and where: 16h-18h, room 1.05, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)  

SESSÃO 1 - 29 de Novembro, 2010
Maria Filomena Molder

O Seminário terá por texto base a "Zur Farbenlehre / Teoria das Cores" (1810) de J W von Goethe. Na primeira sessão fizémos uma primeira aproximação ao texto através da leitura do Prefácio e outros textos complementares (ver 'Research/ Literature/ Introductory'). Nas seguintes um académico/ investigador com obra reconhecida marcará presença com vista a oferecer uma reflexão aprofundada sobre a concepção do projecto morfológico de Goethe, um projecto que pretende construir um modelo de comprensão que aproxima arte e ciência. 
Sessões seguntes: 11 de Janeiro 2011 -- 9 de Fevereiro 2011 -- 2 de Março 2011 -- 13 de Abril 2011 -- 11 de Maio 2011 -- 15 de Junho 2011

Quando e onde: entre as 16h-18h, na sala 1.05, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)
...............
 SESSÃO 2 - 11 de Janeiro 2011
Eduardo Guerra

Nesta sessão teremos a participação confirmada de Eduardo Guerra (artista, formação em Belas-Artes, mestrado em estética) que estará presente para falar da descoberta que foi para ele a leitura da "Teoria das Cores/ Farbenlehre" e as consequências que teve para a sua obra exposta actualmente no Museu de Serralves (Porto), “Uma Teoria Particular”, em exibição desde 27 de Novembro 2010 até 6 de Janeiro 201. Eduardo Guerra foi recentemente distinguido com o com prémio BES Revelação que tem por objectivo dar a conhecer novos valores. Ele próprio fez um selecção muito estimulante de certos parágrafos (cuja leitura faz parte da peça) e que leremos e discutiremos em conjunto. Convidamos assim todos os interessados para este Seminário de participação livre que tem por texto base a "Teoria das Cores" (1810) de J W von Goethe.
Sessões seguntes: 9 de Fevereiro 2011 -- 2 de Março 2011 -- 13 de Abril 2011 -- 11 de Maio 2011 -- 15 de Junho 2011

Quando e onde: entre as 16h-18h, na sala 1.05, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)
...............
 SESSÃO 3 - 9 de Fevereiro 2011

Eduardo Guerra e Sílvio Varela Sousa

Nesta terceira sessão continuaremos a leitura e discussão dos parágrafos seleccionados pelo Eduardo Guerra (nosso convidado na sessão anterior e também presente nesta sessão) complementados com outros escolhidos pela Professora Maria Filomena Molder. Como convidado teremos também o Sílvio Varela Sousa (doutorando de Filosofia FCSH) que fará uma apresentação sobre Joseph Plateau (1801-1883) orientada no sentido da compreensão da geometria como condição da percepção.

Sessões seguntes: 2 de Março 2011 -- 16 de Março -- 13 de Abril 2011 -- 11 de Maio 2011 -- 15 de Junho 2011

Quando e onde: entre as 16h-19h, na sala 1.05, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)

...............
 SESSÃO 4 - 2 de Março 2011
 Cancelada
...............
SESSÃO 4 - 16 de Março 2011
Jean Petitot (EHESS et Ecole Polytechnique, Paris) 
La perception des couleurs de Goethe à la neurophysiologie.

No que será então a quarta sessão do seminário contamos com a presença confirmada do Professor Jean Petitot, membro do Centre d'Analyse et de Mathématique Sociales (CAMS) da École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS) de Paris. Tem desenvolvido investigação sobre modelos dinâmicos e ciências cognitivas e também sobre epistemologia dos modelos matemáticos. Entre as várias publicações destacamos "Morphogenèse du Sens" (PUF, Paris, 1985), "Morphologie et Esthétique" (Masionneuve et Larose, Paris, 2003) e ainda a sair este ano "Cognitive Morphodynamics. Dynamical Morphological Models of Constituency in Perception and Syntax" (com R. Doursat), Peter Lang, Bern.
Quando e onde: entre as 18h-20h, na sala Multiusos 1, piso 0, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)

 
...............
 SESSÃO 5 - 13 de Abril 2011
"Goethe e as artes: a Teoria das Cores e outros textos"
Diana Soeiro, Nuno Fonseca, Nélio Conceição, Maria João Mayer Branco

“Cor, espaço e arquitectura: óptica ou atmosfera?” (Arquitectura) por Diana Soeiro
Pretende-se fazer uma consideração sobre uma das vertentes da cor na arquitectura, e o seu impacto no espaço, reflectindo sobre a evolução da utilização da luz na iluminação doméstica.
 
"«Luz, Sombra e Cor»: a textura da paisagem" (Pintura) por Nuno Fonseca
A partir de algumas observações de Goethe, de escritos dos pintores e da consideração de alguns exemplos da pintura de paisagem - género muito apreciado pelo autor da "Teoria das Cores", abrir-se-á à discussão a hipótese da pintura como exercício morfológico, tendo em conta a intuição de uma linguagem pictórica da natureza, por parte dos pintores.
Quando e onde: entre as 16h-19h, na sala multiusos 2, Piso 4, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)
...............
 SESSÃO 6 - 11 de Maio 2011
"Goethe e as artes: a Teoria das Cores e outros textos"
Diana Soeiro, Nuno Fonseca, Nélio Conceição, Maria João Mayer Branco

(continuação da sessão anterior)
"Sobre as ramificações fotográficas da 'delicada empiria' " (Fotografia) por Nélio Conceição
Referindo-se ao trabalho do fotógrafo August Sander em “Pequena História da Fotografia”, Walter Benjamin diz que nele existe uma observação que vai no sentido da “delicada empiria” goethiana. Nesta breve comunicação pretende-se dar pistas para a exploração das relações entre a ideia de observação directa que aqui está em causa e a sua especificidade fotográfica. Pretende-se ainda apontar as suas ramificações no trabalho de outros fotógrafos / artistas ou na própria compreensão da relação entre as imagens.

“Acerca da teoria da música na Teoria da Cores de Goethe” (Música) por Maria João Mayer Branco
Proponho a discussão da relação de Goethe com a música a partir da distinção entre cor e som feita na secção 748 da Teoria das Cores e da aproximação entre arquitectura e música apresentada nas Máximas e Reflexões.
Quando e onde: entre as 16h-19h, na sala multiusos 2, Piso 4, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)
...............
SESSÃO 7 - 15 de Junho 2011
JORNADA "Percepção e Linguagem"| CONFERENCE "Perception and Language"

Antes da Farbenlehre. Os primeiros escritos sistemáticos de Goethe sobre a cor / Before Farbenlehre. On Goethe's first systematic studies on colour (lectured in Spanish)
Javier Arnaldo (Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid, Espanha)
Raios mensuráveis versus Falar sobre a cor: Goethe como crítico da 'Óptica' de Newton / Measuring Rays versus Speaking of Color: Goethe as Critic of Newton's Opticks (lectured in English)
Dennis Sepper (Department of Philosophy, University of Dallas, Irving, Texas, U.S.A.)

A cor como Urphänomen. Wittgenstein lê Goethe / Colour as Urphänomen. Wittgenstein reads Goethe (lectured in Italian and English)
Chiara Cappelletto (Dipartimento di Filosofia, Università degli Studi di Milano/ Itália)


Quando e onde: entre as 11h-18h, na sala multiusos 2, Piso 4, Edifício I&D - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL)